Por: Erislana Lopes
Você sabia que a calibragem dos pneus é fundamental para a segurança e economia? Pneus descalibrados aceleram o desgaste, aumentam o consumo de combustível e elevam o risco de acidentes!
De acordo com Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental " uma parte significativa da eficiência energética de um carro está nos pneus. Quando eles estão na pressão correta, a resistência ao rolamento é minimizada.[Fonte: AutoEsporte]
Do mesmo modo, os fabricantes alertam que exceder a pressão recomendada causa o desgaste irregular da região central da banda de rodagem, ,consumindo-a antes das extremidades.
Na parte da segurança, pneus com pressão inadequada comprometem a capacidade do veículo de parar de forma eficiente em situações de emergência. Segundo um estudo da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), uma agência de segurança viária americana, pneus murchos aumentam em até três vezes as chances de acidentes.
gora você deve estar se perguntando: "Como calibrar o pneu do carro corretamente?". Continue lendo e a gente te explica. Calibrar é uma tarefa simples e rápida. A única informação que você precisa é a pressão recomendada pelo fabricante. Você encontra esse dado no manual do proprietário ou em um adesivo colado na porta do motorista.
A calibragem dos pneus deve ser feita quando eles ainda estão frios. Por isso, procure calibrá-los em um posto de gasolina próximo e evite dirigir longas distâncias antes de realizar a calibragem.
E aí, gostou das dicas? Lembre-se: pneus calibrados, viagem mais segura e econômica!